Utilitários e Funções de Integração
Este arquivo contém configurações utilitárias e, mais importante, as funções de “ponte” (wrapper) que permitem integrar o script de animações facilmente com outros recursos do seu servidor, como sistemas de notificação e de requisição (pedidos). 📁 dk_animations_ext > config > shared > utils.lua
Configurações Gerais
Tecla de Cancelamento
A variávelConfig.cancelButton define qual tecla o jogador deve pressionar para cancelar uma animação (quando permitido pela configuração da própria animação).
Config.cancelButton = 167: O valor padrão167corresponde à tecla F6. Você pode consultar a lista de códigos de tecla do FiveM para alterar este valor.
AttachmentSanitization (OneSync)
Esta é uma configuração avançada relacionada a como o OneSync lida com entidades anexadas.Config.attachmentSanitization = false: Esta opção deve ser mantida comofalsecaso você não utilize a nativaOnesyncEnableRemoteAttachmentSanitizationno seu servidor para evitar problemas.
Funções de Integração (Wrappers)
Estas funções são projetadas para serem facilmente modificadas, permitindo que o script “converse” com os sistemas que você já utiliza em seu servidor.Notification(...): Esta função é chamada toda vez que o script precisa enviar uma notificação para um jogador. Por padrão, ela aciona a funçãoDkNotify, mas você pode alterá-la para usar seu próprio sistema.Request(...): Esta função gerencia os pedidos de interação — quando uma animação requer que o jogador alvo aceite ou recuse. Por padrão, utilizaDkRequest, mas pode ser trocada para integrar-se ao seu menu de interações.
Código Fonte
dk_animations_ext/config/shared/utils.lua
🔔 Resumo:
- Este arquivo centraliza configurações diversas e funções de integração.
Config.cancelButtondefine a tecla para parar animações (padrão F6).- A função
Notificationatua como uma ponte para seu sistema de notificações customizado. - A função
Requestatua como uma ponte para seu sistema de menus de interação e pedidos. - Modificar este arquivo é a maneira correta de fazer o script ser compatível com outros sistemas do seu servidor.

