Comando para Entrar no Porta-malas

Nesta seção, você aprenderá como personalizar o comando que permite aos jogadores acessar o porta-malas utilizando o Trunkin. Você pode alterar o comando padrão ou integrá-lo ao seu script target para uma experiência ainda mais integrada.

📁 dk_trunkin > config > client > commands.lua


Comando Padrão

O script já vem com um comando pré-definido que permite ao jogador acessar o porta-malas:

dk_trunkin/config/client/commands.lua
-- Comando para entrar no portamalas.
RegisterCommand("trunkin", function()
    exports["dk_trunkin"]:enterTrunk(nil) -- Você pode passar o 'netId' do veículo como parâmetro
end)

Explicação:

  • RegisterCommand(“trunkin”, …): Define o comando que o jogador digita no chat (neste caso, /trunkin).
  • exports[“dk_trunkin”]:enterTrunk(nil): Chama a função enterTrunk do script dk_trunkin. O parâmetro nil indica que, por padrão, o comando não passa um netId específico para o veículo. Você pode modificar esse valor para direcionar o comando a um veículo específico, se necessário.

Personalizando o Comando

Você tem a liberdade para alterar o nome do comando ou mesmo os parâmetros passados para a função. Por exemplo, se preferir que o comando seja /porta, basta modificar o primeiro parâmetro do RegisterCommand:

dk_trunkin/config/client/commands.lua
RegisterCommand("porta", function()
    exports["dk_trunkin"]:enterTrunk(nil)
end)

Dica: Alterar o comando pode ajudar a alinhar a nomenclatura com o tema do seu servidor ou para evitar conflitos com outros comandos.


Integração com o Script Target

Além de personalizar o comando, você também pode integrá-lo ao script target para permitir uma interação mais intuitiva, onde os jogadores possam acessar o porta-malas através de menus interativos. Para isso, adicione a função do comando ao seu sistema de target.

Exemplo de Integração:

Supondo que você já possua um script target configurado, basta registrar o evento do trunkin, em seguida chama-lo dentro dele:

dk_trunkin/config/client/commands.lua
-- Exemplo de registro de evento
RegisterNetEvent("dk_trunkin/enterTrunk")
AddEventHandler("dk_trunkin/enterTrunk", function(entity)
    local vehicle = entity[3]
    if not vehicle or not DoesEntityExist(vehicle) then
        return
    end
    exports["dk_trunkin"]:enterTrunk(VehToNet(vehicle))
end)
target
-- Exemplo de integração com o script target
{
    event = "dk_trunkin/enterTrunk",
    label = "Entrar no Porta-Malas",
    tunnel = "client"
}

🔔 Resumo:

  • O comando padrão /trunkin permite acessar o porta-malas através do Trunkin.
  • Você pode personalizar o nome do comando e os parâmetros passados para a função.
  • É possível integrar essa funcionalidade a outros scripts, oferecendo uma experiência interativa e mais intuitiva aos jogadores.

Com essas opções, você tem flexibilidade para adaptar o Trunkin às necessidades específicas do seu servidor FiveM, seja através do comando direto no chat ou via menus interativos.

Comando para Entrar no Porta-malas

Nesta seção, você aprenderá como personalizar o comando que permite aos jogadores acessar o porta-malas utilizando o Trunkin. Você pode alterar o comando padrão ou integrá-lo ao seu script target para uma experiência ainda mais integrada.

📁 dk_trunkin > config > client > commands.lua


Comando Padrão

O script já vem com um comando pré-definido que permite ao jogador acessar o porta-malas:

dk_trunkin/config/client/commands.lua
-- Comando para entrar no portamalas.
RegisterCommand("trunkin", function()
    exports["dk_trunkin"]:enterTrunk(nil) -- Você pode passar o 'netId' do veículo como parâmetro
end)

Explicação:

  • RegisterCommand(“trunkin”, …): Define o comando que o jogador digita no chat (neste caso, /trunkin).
  • exports[“dk_trunkin”]:enterTrunk(nil): Chama a função enterTrunk do script dk_trunkin. O parâmetro nil indica que, por padrão, o comando não passa um netId específico para o veículo. Você pode modificar esse valor para direcionar o comando a um veículo específico, se necessário.

Personalizando o Comando

Você tem a liberdade para alterar o nome do comando ou mesmo os parâmetros passados para a função. Por exemplo, se preferir que o comando seja /porta, basta modificar o primeiro parâmetro do RegisterCommand:

dk_trunkin/config/client/commands.lua
RegisterCommand("porta", function()
    exports["dk_trunkin"]:enterTrunk(nil)
end)

Dica: Alterar o comando pode ajudar a alinhar a nomenclatura com o tema do seu servidor ou para evitar conflitos com outros comandos.


Integração com o Script Target

Além de personalizar o comando, você também pode integrá-lo ao script target para permitir uma interação mais intuitiva, onde os jogadores possam acessar o porta-malas através de menus interativos. Para isso, adicione a função do comando ao seu sistema de target.

Exemplo de Integração:

Supondo que você já possua um script target configurado, basta registrar o evento do trunkin, em seguida chama-lo dentro dele:

dk_trunkin/config/client/commands.lua
-- Exemplo de registro de evento
RegisterNetEvent("dk_trunkin/enterTrunk")
AddEventHandler("dk_trunkin/enterTrunk", function(entity)
    local vehicle = entity[3]
    if not vehicle or not DoesEntityExist(vehicle) then
        return
    end
    exports["dk_trunkin"]:enterTrunk(VehToNet(vehicle))
end)
target
-- Exemplo de integração com o script target
{
    event = "dk_trunkin/enterTrunk",
    label = "Entrar no Porta-Malas",
    tunnel = "client"
}

🔔 Resumo:

  • O comando padrão /trunkin permite acessar o porta-malas através do Trunkin.
  • Você pode personalizar o nome do comando e os parâmetros passados para a função.
  • É possível integrar essa funcionalidade a outros scripts, oferecendo uma experiência interativa e mais intuitiva aos jogadores.

Com essas opções, você tem flexibilidade para adaptar o Trunkin às necessidades específicas do seu servidor FiveM, seja através do comando direto no chat ou via menus interativos.