Personalização de Blips: Visual e Cooldown

Nesta seção, você aprenderá a personalizar o visual dos blips e a ajustar o cooldown para abrir o painel de lapdance no seu servidor FiveM.

📁 dk_lapdance > config > client > blips.lua


1. Alterando o Cooldown

O cooldown define o tempo mínimo que o jogador precisa aguardar antes de abrir o painel novamente.

Recomendamos definir o cooldown com um valor mínimo de 1 segundo. Cada vez que o painel é aberto, uma requisição é enviada ao servidor, e um cooldown muito baixo pode gerar sobrecarga desnecessária e impactar o desempenho do seu servidor.

Local do Código:

Procure a linha com o seguinte trecho:

local toggleUiCd = Cooldown:new(5)

O que Modificar:

O número 5 representa o cooldown em segundos. Para alterar o tempo, substitua pelo valor desejado. Por exemplo:

local toggleUiCd = Cooldown:new(10) -- Agora o cooldown é de 10 segundos.

2. Modificando o Visual dos Blips

O visual dos blips inclui o texto 3D exibido próximo ao blip e a cor do texto e do retângulo de fundo.

Alterando o Texto 3D

Encontre a função drawText e modifique o seguinte trecho:

local text = "~w~~g~E  ~w~ LAPDANCE"

Personalize o Texto:

Substitua o texto para algo que se encaixe melhor no seu servidor. Por exemplo:

local text = "~w~~o~Pressione ~w~[E] para iniciar a dança"

Ajustando as Cores

Na função text3D, você verá o seguinte trecho:

SetTextColour(255,255,255,150)
DrawRect(_x,_y + 0.0125,width,0.03,38,42,56,200)

Modifique as Cores:

  1. Texto: Alterando SetTextColour
    Os parâmetros representam vermelho, verde, azul, opacidade. Por exemplo:

    SetTextColour(255, 200, 0, 255) -- Texto amarelo.
    
  2. Retângulo de Fundo: Alterando DrawRect
    Os parâmetros após width e height representam vermelho, verde, azul, opacidade. Por exemplo:

    DrawRect(_x, _y + 0.0125, width, 0.03, 0, 0, 255, 200) -- Fundo azul.
    

3. Ajustando a Distância do Blip

A distância máxima que o jogador pode estar do blip para interagir é controlada por:

Config.maxBlipsDistance = 5.0

O que Modificar:

Substitua 5.0 pelo valor desejado (em metros). Por exemplo:

Config.maxBlipsDistance = 10.0 -- Agora a distância é de 10 metros.

4. Exemplo de Personalização Completa

Aqui está um exemplo com cooldown ajustado, texto alterado e cores personalizadas:

dk_lapdance/config/client/blips.lua
local toggleUiCd = Cooldown:new(10) -- Cooldown de 10 segundos.

local function text3D(x, y, z, text)
    local onScreen, _x, _y = GetScreenCoordFromWorldCoord(x, y, z)

    if not onScreen then return end

    BeginTextCommandDisplayText("STRING")
    AddTextComponentSubstringKeyboardDisplay(text)
    SetTextColour(255, 200, 0, 255) -- Texto amarelo.
    SetTextScale(0.35, 0.35)
    SetTextFont(4)
    SetTextCentre(1)
    EndTextCommandDisplayText(_x, _y)

    local width = string.len(text) / 160 * 0.45
    DrawRect(_x, _y + 0.0125, width, 0.03, 0, 0, 255, 200) -- Fundo azul.
end

local function drawText(x, y, z, timeDown)
    local text = "~w~~o~Pressione ~w~[E] para iniciar a dança"

    if timeDown > 0 then
        text = text .. " ~b~ " .. timeDown
    end

    text3D(x, y, z - 0.1, text)
end

Config.maxBlipsDistance = 10.0 -- Distância máxima de 10 metros.

Personalização de Blips: Visual e Cooldown

Nesta seção, você aprenderá a personalizar o visual dos blips e a ajustar o cooldown para abrir o painel de lapdance no seu servidor FiveM.

📁 dk_lapdance > config > client > blips.lua


1. Alterando o Cooldown

O cooldown define o tempo mínimo que o jogador precisa aguardar antes de abrir o painel novamente.

Recomendamos definir o cooldown com um valor mínimo de 1 segundo. Cada vez que o painel é aberto, uma requisição é enviada ao servidor, e um cooldown muito baixo pode gerar sobrecarga desnecessária e impactar o desempenho do seu servidor.

Local do Código:

Procure a linha com o seguinte trecho:

local toggleUiCd = Cooldown:new(5)

O que Modificar:

O número 5 representa o cooldown em segundos. Para alterar o tempo, substitua pelo valor desejado. Por exemplo:

local toggleUiCd = Cooldown:new(10) -- Agora o cooldown é de 10 segundos.

2. Modificando o Visual dos Blips

O visual dos blips inclui o texto 3D exibido próximo ao blip e a cor do texto e do retângulo de fundo.

Alterando o Texto 3D

Encontre a função drawText e modifique o seguinte trecho:

local text = "~w~~g~E  ~w~ LAPDANCE"

Personalize o Texto:

Substitua o texto para algo que se encaixe melhor no seu servidor. Por exemplo:

local text = "~w~~o~Pressione ~w~[E] para iniciar a dança"

Ajustando as Cores

Na função text3D, você verá o seguinte trecho:

SetTextColour(255,255,255,150)
DrawRect(_x,_y + 0.0125,width,0.03,38,42,56,200)

Modifique as Cores:

  1. Texto: Alterando SetTextColour
    Os parâmetros representam vermelho, verde, azul, opacidade. Por exemplo:

    SetTextColour(255, 200, 0, 255) -- Texto amarelo.
    
  2. Retângulo de Fundo: Alterando DrawRect
    Os parâmetros após width e height representam vermelho, verde, azul, opacidade. Por exemplo:

    DrawRect(_x, _y + 0.0125, width, 0.03, 0, 0, 255, 200) -- Fundo azul.
    

3. Ajustando a Distância do Blip

A distância máxima que o jogador pode estar do blip para interagir é controlada por:

Config.maxBlipsDistance = 5.0

O que Modificar:

Substitua 5.0 pelo valor desejado (em metros). Por exemplo:

Config.maxBlipsDistance = 10.0 -- Agora a distância é de 10 metros.

4. Exemplo de Personalização Completa

Aqui está um exemplo com cooldown ajustado, texto alterado e cores personalizadas:

dk_lapdance/config/client/blips.lua
local toggleUiCd = Cooldown:new(10) -- Cooldown de 10 segundos.

local function text3D(x, y, z, text)
    local onScreen, _x, _y = GetScreenCoordFromWorldCoord(x, y, z)

    if not onScreen then return end

    BeginTextCommandDisplayText("STRING")
    AddTextComponentSubstringKeyboardDisplay(text)
    SetTextColour(255, 200, 0, 255) -- Texto amarelo.
    SetTextScale(0.35, 0.35)
    SetTextFont(4)
    SetTextCentre(1)
    EndTextCommandDisplayText(_x, _y)

    local width = string.len(text) / 160 * 0.45
    DrawRect(_x, _y + 0.0125, width, 0.03, 0, 0, 255, 200) -- Fundo azul.
end

local function drawText(x, y, z, timeDown)
    local text = "~w~~o~Pressione ~w~[E] para iniciar a dança"

    if timeDown > 0 then
        text = text .. " ~b~ " .. timeDown
    end

    text3D(x, y, z - 0.1, text)
end

Config.maxBlipsDistance = 10.0 -- Distância máxima de 10 metros.